Novos robôs ajudam cientistas na exploração do espaço

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Se tudo der certo, essa nova safra de robôs vai poder minimizar o risco de caminhadas espaciais e ajudar na limpeza no entorno.

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:



Os mais novos não devem conhecer, mas nas décadas de 1960 a 1990, a série Perdidos no Espaço fez muito sucesso no Brasil. Durante a viagem espacial, a família Robinson contava com a destreza e capacidade de calcular riscos do robô B9. Sem ele, com certeza, as coisas seriam bem mais difíceis.

A ideia do robô inteligente foi para diversas outras obras, como os próprios C3PO e R2D2 em Star Wars. Bom, como várias vezes a ficção científica faz, agora parece que está invadindo a vida real.

A Nasa enviou para a estação espacial ISS um robô faz tudo para ajudar os astronautas a realizar as tarefas dentro das cabines. Já existiu, antigamente, robôs espaciais que faziam exploração. Eles sempre foram muito difíceis de serem feitos devido às condições hostis do ambiente. 

A diferença do novo robô é que, com o passar do tempo, o tamanho dos processadores diminuiu consideravelmente. Assim, foi possível criar uma máquina mais compacta que tenha com o intuito de automatizar tarefas mundanas dos astronautas. 

Por exemplo, o Spheres, um destes novos projetos, pode realizar diversas tarefas a bordo, como capturar lixo espacial e realizar reparos em outros microssatélites.

Se tudo der certo, essa nova safra de robôs vai poder minimizar o risco de caminhadas espaciais e ajudar na limpeza no entorno. 

Ainda não é um robô ultra inteligente, como o B9 de perdidos no espaço, mas a perspectiva de um desse existir em um futuro próximo se torna cada vez maior. 

 E você? Imagina isso acontecendo em um curto espaço de tempo? Quer continuar essa conversa?  me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
INVESTIGADOS
0
CONFIRMADOS
0 0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Israel começa monitorar celulares de contaminados com o coronavírus

O governo de Israel aprovou medida para que a força tarefa de crise comece a usar o rastreamento de aparelhos de celular na busca por pessoas infectadas. A Associação dos Direitos Civis de Israel está chamada essa iniciativa “precedente perigoso”. Ouça este e outros assuntos nesta edição do Transformação Digital CBN.