As empresas não são obrigadas a adotar medidas específicas contra o novo coronavírus, mas o advogado trabalhista Leonardo Bertanha organizou uma série de medidas para orientar empregadores e empregados sobre o Covid-19. Entre os cuidados a serem adotados no ambiente de trabalho, ele e outros profissionais da área chamam a atenção para a importância de evitar reuniões e dinâmicas de grupo, já que locais de aglomerações podem facilitar o contágio.
“Hoje as empresas possuem canais, como redes sociais e intranet, além dos e-mails, para esclarecer o que pode e o que não pode ser feito pra evitar algum tipo de contaminação, ou pra agir de forma preventiva”, detalha ele.
Para isso, defende que o repasse dessas informações e recomendações leve em conta fontes corretas e com checagem adequada, já que momentos como esse, de alerta por risco de epidemia, costumam propagar inúmeras fake news. Além das dicas de higiene comuns a todas as pessoas e envolvendo qualquer ambiente, como lavar as mãos e evitar contato com a boca e o nariz, Bertanha recomenda que viagens à Ásia e à Europa, locais de risco, sejam avaliadas.
“É preciso avaliar se a viagem é fundamental. Além disso, checar se não é possível fazer uma reunião ou negócio por videoconferência. Se a viagem acontecer, é recomendado ponderar o home office pra monitorar a saúde”, diz.
As medidas que foram repassadas a alguns empresários da região de Campinas envolvem ainda o encaminhamento de empregados que viajaram para o exterior para exames de saúde completos, desde que haja interesse das duas partes. Outro cuidado apontado pelos advogados é o pedido para que o serviço médico, seja ele próprio da empresa ou contratado, refine as averiguações sobre o novo coronavírus nos exames médicos admissionais, periódicos e demissionais.