CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fake News sobre rodízio de veículos circula nas redes

Uma declaração do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e do secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, no dia 13 de maio durante uma live na internet tem circulado pelas redes

Fake News sobre rodízio de veículos circula nas redes
Prefeito Jonas Donizette e o Secretário de Transportes Carlos José Barreiro (Foto: Divulgação)

Uma declaração do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e do secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, no dia 13 de maio durante uma live na internet tem circulado pelas redes sociais como atual. Na época, Jonas e Barreiro anunciaram que Campinas implantaria rodízio de veículos para conter a disseminação do novo coronavírus. A ideia foi abortada dois dias depois pelo próprio chefe do Executivo.

O áudio, que tem sido enviado via WhatsApp, é verdadeiro, mas a informação é falsa. Um texto acompanha o áudio afirmando que o rodízio começaria na segunda-feira, dia 4 de janeiro, quando Jonas já terá passado o cargo ao sucessor eleito, Dário Saadi.

No dia 15 de maio, o prefeito recuou da própria decisão de implantar o rodízio de veículos e disse que enviaria a proposta para discussão na Câmara, mas o projeto de lei nunca chegou a ser discutido.

Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas informou que a informação não procede e confirmou que trata-se de uma notícia falsa, a partir de montagens grotescas feitas por pessoas que agem com má-fé.

Conteúdos