Ouça ao vivo

Entrevistas de emprego online superam as presenciais, diz analista de RH

Foto: Banco de imagens/Unsplash

A necessidade de distanciamento físico entre as pessoas acabou acelerando uma mudança de comportamento da sociedade. Mais atividades passaram a ser realizadas de forma online, e não mais presencial. E o caso das entrevistas de emprego. Realizar uma entrevista por chamada de vídeo se tornou algo comum, sem a necessidade de deslocamentos.

Segundo a Analista de Recursos Humanos, Aline Momesso, atualmente a maior parte das entrevistas tem ocorrido de forma online. “A maior parte das entrevistas têm sido realizadas de forma online, a pandemia acelerou o desenvolvimento das chamadas por vídeo, se popularizou muito”.

É o que confirma a enfermeira Juliana Olivio, que se candidatou em processos seletivos recentemente. “Eu venho participando de alguns processos seletivos, de todos que participei somente um foi presencial, então a maioria é online mesmo, e eu prefiro online até para ficar mais tranquila, me sinto mais a vontade, e eu faço muitas entrevistas em São Paulo, se cada processo que participo se eu tiver que ir para São Paulo ficará bem mais difícil para mim”.

Aline afirma que as entrevistas online são melhores tanto para recrutadores quanto para candidatos. “A entrevista online é positiva tanto para a empresa quanto para o candidato, para a empresa por agilizar o processo seletivo, e pro candidato também auxilia na questão de ele ter um contato mais direto com o selecionador, e também não estar precisando gastar com deslocamento até a empresa”.

Segundo ela, o mercado de trabalho pós-pandemia tem outras alterações em relação ao que era antes, como o maior número de vagas temporárias. “O mercado tem voltado a se movimentar, porém com uma certa particularidade, hoje tem mais ofertas temporárias do que efetivas, isso pode ser por conta de um certo receio das empresas quanto às contratações”.

O Brasil teve saldo positivo de 136 mil postos de trabalho com carteira assinada no mês de março, sendo o terceiro mês seguido de saldo positivo, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar enteado é professor e dava aulas para crianças e adolescentes

Cirilo Abe Barreto, de 46 anos, acusado de matar o enteado Luiz Felippe Darulis, de 12 anos, em Monte Mor, é professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual de Hortolândia. O homem foi preso em flagrante no sábado (27), dia do crime. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões com pedaços de madeira.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.