Os seriados fazem parte da cultura televisiva dos Estados Unidos marcando gerações aqui no Brasil e no mundo todo e muitas músicas foram criadas exclusivamente para esses programas Algumas marcaram tanto, que até quem nunca assistiu a um episódio, conhece a melodia. É o caso de Peter Gunn, um detetive particular elegante que resolvia crimes e casos estranhos, tudo isso acompanhado da paixão pelo jazz. O tema desse personagem foi composto por ninguém menos do que Henry Mancini, um mestre na criação de trilhas sonoras. O fato histórico envolvendo Peter Gunn é que o LP venceu como álbum do ano na primeira edição do Grammy, isso em 1959.
Bonanza contava a história de um viúvo dono de um rancho durante a guerra civil americana . Ele tinha 3 filhos com 3 mulheres diferentes e os dilemas humanos norteavam cada episódio. O autor da famosa música-título é Jay Livingston, que ao longo da carreira ganhou 3 Oscars por melhor canção em parceria com o letrista Ray Evans
Havaí 5.0 era uma unidade de elite da polícia que combatia os crimes do submundo, sempre com lindas imagens das praias Havaianas , O Tema que todos conhecem foi escrito por Morton Stevens. Ele Chegou a ser diretor musical de uma emissora de Tv e também compôs para muitos filmes. Mas sem dúvida essa é a obra mais popular dele.
Charles Addams foi o cartunista que criou os personagens com hábitos mórbidos e bizarros, mas que agiam como se nada de anormal estivesse acontecendo. Ele usou o próprio sobrenome para batizar a família Addams. A série durou apenas 2 temporadas na metade da década de 60, mas a música se tronou a mais famosa de Vic Mizzy, autor de trilhas para filmes e seriados.
Um pequeno grupo de agentes secretos governamentais precisava atuar contra organizações criminosas : esse é o pano de fundo de Missão Impossível . E foi um argentino que criou esse verdadeiro clássico. Lalo Schifrin estudou música desde criança e construiu uma carreira internacional de regente nos Estados Unidos e na Europa. Trabalhou em trilhas sonoras, tanto no cinema, quanto na TV, além de ter desenvolvido parcerias com artistas do jazz
As histórias de gênio da Lâmpada ganharam charme, beleza e humor quando a atriz Barbara Eden aceitou o papel de Jeannie. Ela era um gênio adorável e apaixonada pelo seu amo, o Major Nelson, Mas sempre o deixava em situações complicadas ao cruzar os braços e piscar os olhos pra realizar os desejos do astronauta. E a música que acompanhava as confusões da séria Jeannie é um Gênio é de autoria de Hugo Montenegro, um americano que compôs para o cinema e Tv, tendo essa música como grande destaque.
Voltando para os dramas criminais, a Swat era uma equipe de armas e táticas especiais que atuava em situações de alto risco. O clima de tensão e as ações que sempre continham muita violência precisava de um tema à altura. Barry de Vorzon, compositor, e ocasionalmente até cantor, captou o clima e transformou a música numa marca registrada
No auge da guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética , um seriado ironizava todos os envolvidos com um agente bem atrapalhado. Magistralmente interpretado por Don Adams, O Agente 86 trabalhava para o controle, uma organização secreta que precisava lutar contra vilões que buscavam dominar ou destruir o mundo com planos mirabolantes. E o arranjador Irving Szathmary foi o responsável por criar a música que acompanhava e entrada e a saída do Agente Maxwell Smart ao escritório.
Acompanhe essa edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Botoletto
Edição
Paulo Girardi