Um estudo conduzido pela Universidade Northeastern de Boston, dos Estados Unidos, em conjunto com o colégio imperial de Londres, na Inglaterra, constatou um dado gravíssimo.
Segundo eles, smart tvs e artefatos para utilização de streaming do mundo todo estão enviando dados sensíveis dos usuários, como IP e endereço, para aplicativos de terceira parte, como a Netflix e Amazon Prime.
Além disso, a universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, identificou também o envio de dados pessoais dos usuários para empresas como o Google.
Informações como se você estava interagindo com a TV ou não também eram concedidas, ou seja, segundo o professor David Choffnes, as empresas conseguiam identificar se você estava em casa ou não.
Isso salta a luz em um momento que a privacidade dos dados vem à tona com os casos do Facebook com a Cambridge Analítica, o documentário “Privacidade Hackeada” na Netflix e a implantação da lei geral de proteção a dados.
As empresas se defenderam dizendo que a prática não apresenta nenhum problema e que serve apenas para trazer melhores resultados de recomendação e anúncio para seus usuários.
E você? O que acha dessa exposição de dados para as grandes empresas de tecnologia? Se sente vigiado ou acha que vale a pena para receber serviços mais personalizados?
clique no player abaixo para ouvir o podcast na integra:
O Transformação Digital CBN é um programa diário, apresentado pelo jornalista e especialista em inovação e no mundo digital, Samuel Leite. De segunda a sábado sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.
Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique na plataforma desejada e selecione a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos.
Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.