Willie Dickson, um dos maiores compositores de blues de todos os tempos declarou: “ O blues é a raiz, cuidem da raiz e sempre terão bons frutos “. Eric Clapton, guitarrista inglês que foi considerado pelos fãs o deus britânico da guitarra, sempre cuidou de suas raízes bluseiras e segundo ele mesmo já declarou : “É na fonte do blues que sempre bebo quando sinto necessidade de inspiração “
Fato concreto dessa propensão é o cd From The Cradle, lançado em 1994, onde Clapton nos brindou com os grandes clássicos do Universo do Blues. Nas 16 faixas do cd, o músico visitou todas as variações do gênero e além de tocar com sentimento sua guitarra as suas interpretações foram inspiradíssimas.
Slow Hand, forma como Eric Clapton é chamado pelos amigos, foi também produtor de From The Cradle, aspecto que deu a ele total liberdade de realização. Eric chamou os músicos que considerava os mais identificados com o projeto e fez de cada faixa uma marca.
Além de fazer sua reverência ao blues e aos grandes bluesman, o guitarrista também nos oferece um registro de qualidade sonora desses clássicos , coisa que nas gravações originais não encontramos. Em From The Cradle percebemos todos os detalhes, nuances das composições dos mestres.
Hoochie Coochie Man, um dos temas mais emblemáticos do gênero, e a principal música do repertório de Muddy Waters, a composição de Willie Dixon possui os elementos básicos do blues: o misticismo, através da constante referência ao número 7 e as expressões cifradas remetendo a sexualidade, tanto é assim que Muddy Waters era o símbolo sexual bluseiro da cidade de Chicago dos anos 40 e 50.
Eric Clapton, sempre teve o blues próximo de seu trabalho, porém na década de 80 ele esteve envolvidos em projetos menos conceituais e mais comerciais. E com o excelente From The Cradle ele retornou ao gênero que mais se sente a vontade. E o blues só teve a agradecer.
Como vários outros jovens músicos ingleses da década de 60, Eric Clapton descobriu ainda muito cedo essa música negra e genuína que retrata todos os sentimentos de nossas vidas.
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi