No meio musical, a longevidade de qualquer grupo deve ser comemorada, afinal, não é fácil ficar muito tempo junto. E mesmo tendo passado por várias brigas internas, os integrantes dos Stones perceberam que era mais importante aproveitar o sucesso construído ao longo da carreira. A partir do final do século passado, turnês mundiais e shows gigantes foram sendo realizados até que a marca de 50 anos fosse atingida. Entre os milhões de fãs que assistiram a essas apresentações, estão também curiosos que queriam ver, ao vivo, verdadeiros dinossauros do rock.
E entre tanta gente, poucos saberiam cantar ou dizer o nome de alguma música do disco de estreia. Foi no dia 16 de abril de 1964 que chegou as lojas do Reino Unido o primeiro Lp do Rolling Stones. Gravado em pouquíssimos dias nos meses de janeiro e fevereiro num estúdio com recursos limitados, ele é quase que inteiro feito de releituras do rhythm & blues americano. Entre as doze faixas, nove são versões. Artistas como Chuck Berry, Bo Diddley e Muddy Waters estão na lista das regravações, pois faziam parte do repertório da banda desde o primeiro show oficial em julho de 1962.
Com 2 músicas creditadas a um pseudônimo que indica o conjunto como autor, a dupla Mick Jagger e Keith Richards, só contribuiu com uma composição, mas de valor histórico indiscutível, afinal, Tell me you’re coming back é a primeira de uma parceria responsável pelos grandes sucessos que ainda viriam.
Na capa do 1ª disco do Rolling Stones nem o nome da banda está escrito, apenas o logo da gravadora Decca. A foto mostra os jovens Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Brian Jones e Bill Wyman, todos de roupa social. A imagem não lembra em nada e fama de bad boys que só surgiria anos mais tarde. A estreia não poderia ter sido melhor, pois o lp chegou ao primeiro lugar no Reino Unido.
Nos Estados Unidos, terra natal da maioria das composições, o disco teve alterações de uma música, estampou o nome da banda, ganhou título e alcançou o décimo primeiro lugar na Billbord, o que foi motivo de comemoração e abriu as portas para os futuros projetos
Acompanhe esta edição do Música é Cultura
Entre em contato:
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Apresentação
Robson Santos
Produção